quinta-feira, 31 de dezembro de 2009




O QUE EU PENSO SOBRE UMA VIDA BEM SUCEDIDA

Uma vida bem sucedida não é o “prosperity-positivist-man”, fruto do capitalismo selvagem que vivemos. Longe dos castelos do individualismo posso dizer que o homem bem sucedido é aquele que sabe construir duas colunas.

A primeira diz respeito a sua própria vida. Ele sabe investir em si mesmo, cuidar da sua saúde, da sua alma, do seu intelecto e do seu espírito. Ele aprende a ganhar dinheiro com aquilo que ama fazer, e não se torna escravo do consumismo ou da luxúria ilusória.

Com essa coluna em construção, o homem bem sucedido constrói a coluna do seu próximo. Torna como princípio da sua vida o conceito da solidariedade, esta não fica atrelada a infantilidade onde o outro se torna dependente, e sim, ao valor da fraternidade, companheirismo (dividir o pão), até que o outro tenha a sua dignidade restaurada e possa andar com as próprias pernas.

Essas duas colunas representam o que Jesus falou: “Ame o seu próximo como a ti mesmo”.

O homem bem sucedido vive o dia chamado HOJE. Ele concede mais importância ao SER do que ao TER. Sabe chorar com os que choram e se alegrar com os que se alegram. Para ele, pecado é o que ele faz ao próximo que nunca faria consigo mesmo.

O homem bem sucedido pratica a sustentabilidade, o equilíbrio em todas as questões: Trabalho, comida, relacionamento, beleza, e religião.

Ser bem sucedido é respeitar o seu ritmo e viver o desenvolver da vida respeitando suas estações.

Feliz Ano Novo.

Pedro Henrique Curvelo
Dezembro de 2009

terça-feira, 29 de dezembro de 2009




Tecnologia e a marca da Besta

Desde a ocorrência da Revolução Industrial, diversos pensadores questionaram a ação da máquina com relação a sociedade. Para muitos, ela é a causa da desigualdade social, pelo desemprego, pela padronização da cultura material e do pensamento, um verdadeiro instrumento do diabo.

O filósofo espanhol Ortega y Gasset dizia que a tecnologia transformava os homens em bárbaros. No entanto, eu penso se realmente a barbárie está na tecnologia ou no coração do homem.

A tecnologia deve servir ao homem, e não dominá-lo. Jesus dizia que o que contamina o homem não é o que entra, e sim, o que sai. O homem se comporta como um bárbaro por causa da sua natureza caída. A degradação dos seus valores humanitários. Com isso, a tecnologia é utilizada para modernizar os crimes, serve para explorar a mão de obra humana e para afastar as pessoas.

O problema não está na internet, e sim, nos olhos de quem ver. O problema não está na informatização da empresa que você trabalha, e sim, na negligência daqueles que deveriam investir em especialização.

O problema é o homem. Veja, para uma pessoa a energia nuclear serve como proposta de energia alternativa, para outros como uma bomba.

A besta está no coração do homem.

PEDRO HENRIQUE CURVELO
Dezembro de 2009

sábado, 12 de dezembro de 2009



2010 - O ano da Sustentabilidade


Caros amigos,


O ano de 2010 será o ano da sustentabilidade. Tal conceito não é configurado por um mito romantizado, e sim, por um imperativo para a manutenção de espécie humana sobre a terra. Através do encontro em Copenhague, poderemos vislumbrar de uma forma coerente o nosso futuro. Os líderes mundias precisam ser ousados em estabelecer propostas suficientes para a manutenção do nosso planeta.


Já que o protocolo de Kyoto não teve efeito, espero que Copehague não acabe simplesmente em um encontro de chocolates e vinhos. A realidade está a nossa porta: 2010 será o ano mais quente, viveremos a maior temperatura global já registrada, de acordo com o Instituto Britânico Met Office.


Necessário é que nas empresas se crie uma gestão eficiente de sustentabilidade. Essa ação será possível se a avareza for reprimida, e o entendimento de que tais políticas de gestão trarão lucros a um longo prazo com equilíbrio nos três pilares da sustentabilidade: Sociedade - economia - meio ambiente.


A ação depende de você também!


Estabeleça a prática de um consumo equilibrado, prefira produtos reciclados, fidelize-se a empresas que tem consciência ambiental. Recentemente estive na cidade de Juiz de Fora (MG) e tive o prazer de conhecer um supermercado com diversos produtos reciclados, a água para fazer a limpeza era aproveitada da chuva e na própria arquitetura do mercado é possível ver o respeito com o meio ambiente.


As mudanças climáticas estão prejudicando até o nosso passado. Diversos sítios arqueológicos estão desaparecendo na Califórnia (EUA), os sambaquis no Brasil, Sítios no Peru, Alpes Suíços, Sudão, Groelândia, Ucrânia e China.


É de grande importância a mudança de consciência por nossa parte. Chico Alencar diz que ser ecológico é negar a cultura da vaidade a serviço da felicidade privada. Para Leonardo Boff, precisamos mudar de uma forma radical. Do contrário, seremos "intoxicados por gases, degradados pelo veneno que nós mesmos, na Torre de Babel do nosso crescimento, construímos".


"A natureza aguarda a manifestação dos filhos de Deus" (Rm 8:19). Mude de mente, mude de atitude! Se isso não ocorrer, nossa inércia semeará o choro dos nossos filhos e netos no dia chamado Amanhã.


Forte abraço.


Pedro Henrique Curvelo

Dezembro de 2009